sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Margarita: Estou de volta

Depois de uma semana de sol, piscina e bicicleta, decidi-me finalmente a escrever sobre a Margarita. Para além deste ser um óptimo cocktail de Verão, é de fácil adaptação ao gosto de qualquer cliente.
A Margarita clássica é normalmente tequila, triplo seco e sumo de lima, numa proporção de 3:2:1, servido num copo de cocktail ou de Margarita, com sal no lábio do copo.
O problema ou vantagem de bebidas populares como a Margarita é que existem mil e uma variações, desde diferentes ingredientes, diferentes proporções, diferentes tipos de gelo ou diferentes métodos de preparação.
Depois de experimentar e de me decidir pela minha versão da Margarita, encontrei este post do Science Of Drink, que para além de ter todas as hipóteses que experimentei, ainda tem mais algumas.
Para não repetir, deixo apenas as minhas notas, um pouco mais básicas. Utilizo sempre Cointreau, a minha escolha de tequila recai sobre uma José Cuervo Especial ou Reposado, e o sumo de lima deve ser sempre acabado de espremer.
Para trocar um pouco as voltas deixo aqui a receita duma variação de Margarita, com sumo de morango, que embora seja uma bastardização dum clássico é bastante mais ao meu gosto. Margarita de Morango

1 ½ oz. de Tequila
1 oz. de Cointreau
1 oz. de sumo de Morango
½ oz. de sumo de Lima

Preparar um copo de cocktails, molhando a borda com sumo de lima e passando-a por sal fino (rimming),
Misturar os ingredientes com gelo no shaker e agitar (shake),
Servir no copo de cocktail, sem gelo (strain).
Enfeitar (garnish) com uma fatia dum morango acabada de cortar.

1 comentário:

Unknown disse...

Ola meu amigo, desculpa não ter respondido mas como podes imaginar tive um verão de fogo:)!!! Tens rasão sobre os tiki's! O primeiro como sugere o nome è um fusion! Utilizei un famoso cocktail do Trailer Happines para tornalo numa margarita, o segundo foi simples desquecimento;) obrigado por me fazer notar o erro!!! Um abraço. p.s. vou ja te responder as outras messagens no meu blog! Um abraço e continua com o exelente trabalho