terça-feira, 8 de julho de 2008

Daiquiri: Simplicidade cubana

Para terminar este curto ciclo temos o Daiquiri, um cocktail cubano que vive simplesmente do equilíbrio dos ingredientes, rum, sumo de lima e xarope de açúcar.
Este equilibrar dos diversos ingredientes é onde reside a verdadeira arte do mixologista. A minha principal dificuldade com este cocktail foi que quando comecei a experimentar com diferentes quantidades e diferentes rácios de xarope de açúcar, as primeiras experiências não correram bem, e acabei por ficar decepcionado com este cocktail.
Embora nunca tenha conseguido encontrar um equilíbrio que me agradasse, apresento aqui aquele que considero ter todos os sabores, sem nenhum se sobrepor ou destacar em demasia.
Em relação à história deste cocktail, embora a origem seja desconhecida, o seu mais famoso apreciador era Ernest Hemingway. Entre os romances, a escrita e alguma espionagem, Hemingway era um grande bebedor e apreciador de cocktails. Já agora, a partir do momento que alguém ganha um Nobel da literatura, deixa de ser bêbado para passar a ser bebedor.
Todas as bebidas cubanas, e não só, usam Hemingway para se promover, mas o Daiquiri tem a especificidade de ter uma variação conhecida como Papa Double ou Hemingway Daiquiri, original do El Floridita, de Cuba. Acho que ficará para uma outra altura, para quando conseguir encontrar um licor de Marrasquino que me satisfaça.

Daiquiri

2 oz. de Rum
1 oz. de sumo de Lima
½ oz. de xarope de Açúcar

Preparar um copo de cocktails, enchendo-o com gelo e água ou deixando-o refrescar no frigorífico ou congelador.
Misturar os ingredientes com gelo no shaker e agitar (shake),Servir no copo de cocktail, sem gelo (strain).
Enfeitar com uma fina rodela de lima, a flutuar no cocktail.

Sem comentários: