sexta-feira, 4 de julho de 2008

Mojito: Continuando em Cuba

Continuando com o tema cubano, temos o Mojito. Conhecida como a bebida do Hemingway na La Bodeguita del Medio, em Havana, este é mais um exemplo como as histórias que envolvem as origens dos cocktails se confundem com factos. Mas vamos deixar a história para um próximo post.
Um cocktails refrescante, bastante simples de fazer, apenas com a complicação de encontrar folhas de menta ou hortelã-pimenta, que normalmente não estão disponíveis nos supermercados de bairro. Considerando que a hortelã-pimenta é considerada mais erva daninha do que planta, não devia ser assim tão difícil, mas em Portugal não temos muito o hábito de usar hortelã-pimenta na cozinha.
Eu acabei por comprar uma planta de menta. Depois de um mês a ver se a planta se aguentava, acho que já tenho ramos suficientes para começar a utilizar folhas de menta nos meus cocktails.
Ao que parece, menta e hortelã-pimenta são plantas diferentes, embora da mesma família. Nos cocktails nota-se uma ligeira diferença de sabor, mas visualmente parecem-me exactamente iguais.
Só algumas notas em relação á receita, um Mojito é uma daquelas bebidas que os bares costumam servir encharcadas em água com gás para encher o copo. A minha sugestão é que arranjem copos mais pequenos. O gelo partido ou picado é o suficiente para diluir o cocktail, não precisa de água com gás.
Também a quantidade de xarope de açúcar deve ser acertada a gosto, vi receitas com uma onça (oz.) de xarope de açúcar, que é claramente demais, até receitas com uma colher de chá, que me pareceu insuficiente.
O esmagar das folhas de menta deve ser suave, não é preciso desfazê-las para elas soltarem o sabor. Um ligeiro esmagar mais o choque com as pedras de gelo enquanto se agita é o suficiente para soltar o sabor de menta. O esmagar em exagero acaba por soltar sabores acre que não ajudam em nada o sabor dum Mojito.
Mojito

2 oz. de Rum
¾ oz. de sumo de Lima
½ oz. de xarope de açúcar
6 a 8 folhas de menta

Juntar as folhas de menta, xarope de açúcar e sumo de lima acabado de espremer num copo de mistura, e esmagar (muddle) suavemente.
Misturar o rum, encher com gelo e agitar (shake).
Servir, passando por um coador (double strain), num copo de “rocks” cheio de gelo picado ou partido.
Enfeitar (garnish) com o final dum ramo de menta.

Sem comentários: