terça-feira, 22 de julho de 2008

Brandied Cherries: Um pouco de culinária

Não sei se já deu para perceber, mas vejo os garnishes simplesmente como enfeites. Poucos acrescentam o que quer que seja ao sabor. Alguns ainda ajudam com um aroma que acentua os sabores. A maior parte são só para dar um aspecto mais apelativo…
O visual dum cocktail é importante, afinal nós comemos primeiro com os olhos e só depois com a boca e é comum ver-se pedir uma bebida “como aquela que vimos passar”. O facto de eu não lhes dar muita importância é simplesmente uma questão de gosto pessoal. Ainda assim, se vamos enfeitar um cocktail, devemos ser tão exigentes com os enfeites como com todos os outros ingredientes dum cocktail.
Em algumas bebidas que aqui apresentei tive de usar ginjas de “maraschino” falsas, cheias de corantes, conservantes e sabores artificiais. Finalmente decidi-me a fazer as minhas próprias, seguindo as instruções que encontrei aqui, que foram adaptadas daqui e ainda li alguma informação adicional aqui e aqui, só para ter a certeza que não me falhava nada.
Desta vez usei cerejas frescas porque... ficam melhor na fotografia. Ainda tenho de experimentar com ginjas e com cerejas desidratadas, a ver qual é que tem o melhor sabor. Deixo aqui a receita, para quem quiser deixar de comer corantes e conservantes. Em cocktails, são um óptimo acrescento para os meus Old Fashioned ou Manhattan.Brandied Cherries

500 gramas Cerejas, sem caroço (eu deixei com caroço)
7 cl de Brandy (usei um Brandy Croft)
2 colheres de sopa de Açúcar
6 cl de Água
1,5 cl sumo de Limão
1 pau de Canela

Juntar o açúcar, a água, o sumo de limão e o pau de canela num tacho médio.
Quando ferver, junta as cerejas e deixa em lume brando durante 5 minutos.
Tira-as do lume, junta o brandy e mexe com uma colher.
Deixar arrefecer antes de pôr num frasco, e guardar no frigorífico.

Nota: As medidas foram adaptadas para métricas, não foi uma conversão exacta. Quando se trata de líquidos, as onças servem perfeitamente. Quando se começa a usar sólidos, e as receitas estão em chávenas, prefiro adaptar para gramas e centilitros.

Parabéns, Filipa!!

Sem comentários: