sexta-feira, 6 de junho de 2008

Ten Grand Martini: Ananás no Martini…

Normalmente, bebidas com ananás tendem a ser cocktails tropicais, ou Tiki, mas depois de encontrar esta receita no Food & Wine: Cocktails 2008, achei que era uma boa ideia para começar uma série sobre Martinis, primeiro porque é uma combinação algo invulgar, e segundo, porque realmente queria experimentar a minha garrafa de Grand Marnier.
Ao falar sobre Martinis, antes de mais devo dizer que prefiro ficar de fora da discussão sobre qual a correcta maneira de fazer um Martini, se deve ser feito á base de gin ou vodka, se deve ser feito com vermute Rosso (sweet ou italiano) ou Seco (dry ou francês), ou ainda se deve ser agitado (shaken) ou mexido (stirred). Já agora, esta ultima questão só se põe por causa dos filmes do James Bond, visto que o Martini sempre foi mexido, e não agitado.
O Martini tornou-se mais do que uma bebida, hoje em dia um Martini descreve uma classe de bebidas, normalmente translúcidas, incluindo gin ou vodka, e vermute, e normalmente é um cocktail bastante forte. O Gary Regan usa uma classificação cocktails Franco-Italianos de Gin ou Vodka, em que inclui o Martini, ou seja, reconhece a importância do Martini para a divulgação dos cocktails, mas não lhe atribui uma categoria. Talvez o facto de, em muitos bares americanos, a definição de Martini está tão próxima da de cocktail, que dificulte essa mesma definição. Eu falo mais de experiência própria, e como ainda não tive a oportunidade de ir aos EUA, centro as minhas opiniões nos sabores das bebidas.
Este Ten Grand Martini é servido no Ford’s Filling Station, em Los Angeles, e o seu nome vem do aspecto dourado e translúcido que o sumo de ananás lhe dá.

Ten Grand Martini
2 ½ oz. de Gin
½ oz. de Grand Marnier
½ oz. de sumo de Ananás

Encher um copo de mistura com todos os ingredientes e juntar gelo,Mexer com uma colher (stir) até haver condensação no exterior do copo,
Servir (strain) num copo de cocktail

Sem comentários: