quarta-feira, 14 de maio de 2008

Livros: Imbibe! e Food & Wine, Cocktails 2008

Tenho-me entretido com as minhas ultimas aquisições na Amazon, Imbibe!, o livro de David Wondrich sobre as origens dos cocktails e um tributo ao “Professor” Jerry Thomas; e a edição de cocktails de 2008 da Food & Wines, com as ultimas novidades de cocktails, feitos pelos principais mixologistas e barmans da América.
Começando pelo Imbibe!, este é um livro para o verdadeiro “cromo” dos cocktails, com receitas para cocktails, que quando foram criados ainda não eram cocktails; e com ingredientes que se perderam nas brumas da memória. Este trabalho histórico tem uma descrição bastante fundamentada sobre a origem dos cocktails, com várias notas sobre a sua evolução, 100 receitas clássicas para o verdadeiro aficionado, assim instruções sobre como ultrapassar a falta dos ingredientes originais. Para mim o verdadeiro valor deste livro está nas histórias e explicações que acompanham todas as bebidas, sem excepção, e na qualidade da escrita do autor, que torna este livro interessante para qualquer pessoa.
No lado oposto do espectro livreiro dos cocktails, temos a edição de 2008 da Food & Wine, que é “simplesmente” um livro de receitas de cocktails, com aquelas que são as melhores criações e adaptações de cocktails actualmente servidas nos diversos bares e restaurantes dos EUA. Antes das receitas em si, o primeiro valor desta edição é a inclusão, pela primeira vez, de um capítulo sobre os clássicos, que demonstra o renovado apreço por estas bebidas, muitas delas com origens perdidas nos anais da história.
Em relação ás receitas, ainda não as experimentei porque a principal tendência no cocktail moderno é inventar ingredientes, desde Vodka de Tangerina e Chá de Jasmim até Xarope de Gengibre. Os sabores e paladares dos cocktails modernos são infindáveis e demonstram um redobrado apreço pelos produtos naturais e de qualidade, algo que vai de encontro aos princípios deste blog, por isso assim que encontrar uns cocktails que eu goste, contem com algumas receitas com ingredientes bastante estranhos.

Sem comentários: