sexta-feira, 16 de maio de 2008

Sazerac: O cocktail quase oficial de New Orleans

O Sazerac, um cocktail clássico, em tudo similar ao Old Fashioned, original de New Orleans, tem uma história envolta em mistério, que se confunde com a origem do próprio cocktail e que acompanha e engrandece o sabor desta bebida. Ao longo dos tempos o Sazerac conseguiu resistir à bastardização que o Old Fashioned sofreu, principalmente devido à sua característica regional e de preservação histórica própria de New Orleans.
A principal evolução desta bebida aconteceu quando a praga da filoxera destruiu grande parte da produção vinícola da Europa, na segunda metade do século XIX, o que obrigou à substituição do cognac por whisky de rye na receita do Sazerac, tendo-se mantido estável até aos nossos dias, com apenas pequenas adaptações de acordo com o gosto de quem o bebe.
Duas notas em relação á receita, e ao modo de preparação que eu aqui apresento: um Sazerac sem Peychaud's bitters não é um Sazerac, mas enquanto que os puristas usam apenas Peychaud's bitters, eu prefiro acrescentar uma gota de Angustura bitters, o que adequa esta bebida mais ao meu gosto, mas a melhor sugestão que posso fazer é que experimentem das duas maneiras. Em segundo lugar, se é unanimemente aceite que o Sazerac é servido ao cliente sem gelo, o mesmo não acontece com pedaço de casca de limão. Há quem defenda que deve ser deixado no copo, há quem defenda que deve ser simplesmente esfregado na borda do copo e descartado; como podem ver na fotografia eu deixo-o na bebida, pois ajuda todos os outros sabores a conjugarem-se.
Sazerac
2 oz. whisky Rye (aconselho Wild Turkey Rye, neste caso afastem-se do Jack Daniels)
1 colher de chá de Xarope de açúcar
3 gotas (dashes) de Peychaud's bitters
1 gota (dash) de Angustura bitters
1 gota (dash) de Absinto ou substituto de Absinto

Arrefecer (chill) um copo “rocks” enchendo-o de gelo e água,
Depois de arrefecido, deitar fora o gelo e a água,
Forrar (coat) o interior com o Absinto e descartar o excesso.
Encher um copo de mistura com gelo, e juntar o whisky, xarope de açúcar e bitters,
Mexer com uma colher (stir) até haver condensação no exterior do copo, Servir (strain) no copo “rocks”.
Cortar um pouco de casca de limão (apenas a parte amarela) sobre o copo, Esfregar na borda do copo e deixar cair dentro do copo “rocks”.

1 comentário:

Boavida disse...

Consegui adiantar-me ao Robert Hess neste cocktail, mas se quiserem ver o video têm no aqui:

http://www.smallscreennetwork.com/video/94/sazerac/