quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Livros:The Joy of Mixology e The Bartender's Best Friend

Aproveitando algum tempo livre, vou finalmente conseguir escrever sobre alguns dos livros que tenho usado para fazer os meus cocktails. Desta vez vou falar de dois livros do casal Regan, que já tenho referenciado aqui no blog:

- The Joy of Mixology, do Gary Regan,
- The Bartender's Best Friend, da Mardee Haidin Regan.

The Joy of Mixology é a base do curso avançado de mixologia promovido pelo Gary Regan. Descreve todas as técnicas essenciais tanto para o barman profissional como para o mero interessado. A classificação dos cocktails por famílias tem-me constantemente ajudado a relembrar receitas de cocktails que, de outra forma, não me lembraria da receita enquanto estou a trás do barde servir.
Dicas para o barman profissional não faltam também neste livro: como cobrar aos clientes, como lidar com clientes que já beberam demais ou como montar um bar são dicas indispensáveis para quem quer levar o interesse por cocktails um pouco mais longe.
Tudo isto numa linguagem simples e aberta a reflexão, mantendo a ideia doembora o Gary não deixe nunca de salvaguardar que, por muito que cada um saiba ou ache que sabe sobre cocktails, no bar quem manda é o cliente (se o leitor for o dono do bar), ou o dono do bar (se o leitor for o empregado)...

The Bartender's Best Friend é um livro completamente diferente. Diria que é mais um "wad-o-drinks", uma compilação de 850 receitas, com um pequeno capítulo sobre as técnicas básicas de um barman.
Três coisas importantes num "wad-o-drinks": 1) que seja resistente, para o utilizar num bar, 2) que seja de rápida consulta e 3) que a selecção de bebidas seja boa. Com uma capa impermeável, com um bom glossário e com a reputação do casal Regan por detrás da selecção de cocktails, este é um livro que só aumenta o respeito pelo barman que o consulta para melhorar o seu trabalho.

Para quem quiser saber mais sobre este casal de mixologistas, sugiro visitarem o seu site, o Ardent Spirits e juntarem-se à mailing list. Fica ainda a sugestão de um outro livro destes autores, o New Classic Cocktails, com vários cocktails de vários dos melhores mixologistas de todos o mundo, recolhidos pelo casal Regan.

Sem comentários: