quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Patrícia: Este é do Sérgio Antunes

Numa iniciativa inédita no nosso país, a ViniPortugal lançou um desafio a vários escanções de criarem cocktails com base no vinho português, com o objectivo de divulgar novas formas de apreciar o que de melhor temos no nosso país, o vinho e os escanções, enquanto profissionais do vinho.
O primeiro escolhido foi o Sérgio Antunes, escanção do restaurante Terreiro do Paço, que nos oferece um cocktail inovador e suave, óptimo para beber como aperitivo. Depois de experimentar esta combinação de sabores, só posso dizer, para quem não saiba, que têm até ao final do mês para o irem experimentar. Para mim o problema é que, depois do Sérgio Antunes me aguçar a curiosidade, tenho que esperar pelo final do mês para saborear o próximo cocktail.
Deixo aqui o agradecimento à Maria João pelo convite, e a receita do Sérgio Antunes conforme ele a corrigiu, com algumas notas minhas entre parêntesis.
Dry Cocktail Patricia

3 ml (1 colher de chá) de Crème de Cassis
7 ml (1 colher de sopa) de Licor de Lichias
5 cl (2 oz.) de Vinho Branco Seco do Douro
1 Lichia

Coloque 2 cubos de gelo (o suficiente para refrescar sem diluir muito o nosso cocktail), o licor de lichias e o creme de Assis num copo misturador e mexa bem.
No fundo de uma taça de cocktail coloque a lichia e verta a mistura retendo o gelo.
Preencha com o vinho branco seco do Douro.

1 comentário:

Vera Santana disse...

Olá, Boavida,

Pûs, num site especial, este teu artigo sobre cocktails com vinho. Esse site especial é fechado, é dos ex-alunos do Lycée Français Charles Lepierre,`à Lisbonne. Temos, lá dentro, uma secção dedicada a vinho(s). Fiz copy/paste com indicação autoral, obviamente.

Vera Santana