quarta-feira, 11 de junho de 2008

Rialto Bianco: Parabéns!

Decidi interromper a série de Martinis para fazer este cocktail, aproveitando para festejar os anos da minha prima. Ao contrário da maior parte dos meus clientes, a minha prima prefere cocktails que não sejam doces, e dá-me sempre uma critica honesta e brutal das minhas misturas, por isso dedico-lhe este Rialto Bianco.
Ainda não é um original meu, mas é o primeiro cocktail que usa uma infusão, neste caso, de vermute Bianco e Manjericão. É mais um passo na direcção dos cocktails que realmente quero fazer, pelo que me pareceu uma escolha apropriada para hoje.
Retirei esta bebida do New Classic Cocktails, do Gary Regan e da Mardee Haidin Regan, que inclui a história de como a autora deste cocktail, Esti Benson, teve a ideia de juntar os sabores de vermute e Manjericão enquanto viajava pela Europa, e como não conheço ninguém que viaje tanto como a minha prima, pareceu-me um cocktail apropriado, não só no sabor, mas também na história da sua origem.
Rialto Bianco

1 ½ oz. Infusão de Manjericão e Vermute Bianco
1 ½ oz. Vermute Seco (Dry)
1 gota (dash) de água com gás (eu usei Frize Limão)

Agitar (shake) a infusão e o vermute com gelo,
Servir (strain) num copo “rocks”, cheio de gelo
Acrescentar uma gota de água com gás
Enfeitar (garnish) com uma folha de Manjericão

Infusão de Manjericão e Vermute Bianco

Juntar 15 folhas grandes e sem pé de Manjericão, para 750 ml de Vermute Bianco, numa garrafa ou jarro de vidro, e deixar marinar de um dia para o outro, num sitio seco e sem sol. Filtrar usando filtros do café, e guardar no frigorífico. Tem uma vida útil de 6 meses.

1 comentário:

Diana disse...

A "crítica honesta e brutal" só depois de provar o dito.. Para já fica o "OBRIGADA!" e que haja imaginação para chegar ao próximo ano ainda com novos cocktails para oferecer!