terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Caipirinha: Um salto para o Brasil?

Brasil? Longe vai o tempo em que era preciso voar até lá… Hoje, é talvez o cocktail mais procurado em Portugal!
Certo é que moda da Caipirinha pegou por cá, sendo possível prová-la em quase qualquer lugar, em qualquer uma das suas mil e uma formas. Desde a simples substituição da cachaça por vodka (Caipiroska) ou por rum Bacardi (CaipiBacardi) até à mistura com outros sabores de fruta como morango ou manga (Morangoska ou Mangoska respectivamente), criatividade não falta à volta desde simples cocktail.
E é em tudo um verdadeiro cocktail: Inclui uma bebida espirituosa, a Cachaça (já começa a ser possível encontrar cachaças muito boas no mercado português), conta com um elemento ácido, a Lima, e com um adoçante, o Açúcar. Tudo isto faz com que esta bebida se insira na família dos Sours, fazendo companhia a cocktails clássicos como o Collins e o Gin Fizz, e a cocktails famosos como o Daiquiri, o Sidecar ou o Mojito.
A minha preferência recai sobre as Morangoskas, feitas com um bom vodka e com morangos verdadeiros! Nesta altura do ano talvez seja mais fácil encontrar um bom concentrado de morango do que morangos que saibam bem, mas, ainda assim, é sempre bom, no meio do inverno, beber algo que nos faça recordar outras alturas do ano, mais quentes e com menos chuva!
Uma nota em relação à preparação: Embora a Caipirinha seja feita directamente no copo em que é servida e com gelo picado, prefiro fazê-la no shaker, agitá-la com gelo e servi-la num copo com cubos de gelo, sem os restos das limas. Assim, evitamos não só um copo peganhento na mão, mas também acabar por beber uma água com sabor a lima (pelo facto de o gelo estar inteiro).
Uma nota em relação à lima: E embora se use apenas uma lima, nem todas as limas são do mesmo tamanho, por isso é por vezes necessário, de vez em quando, acrescentar mais um quarto de lima.
Caipirinha

1 Lima cortada em oitavos
2 1/2 oz. (75 ml) de Cachaça
1 colher de sopa de Açúcar

Juntar a lima e o açúcar no copo de mistura, macerar com o mudler até se extrair todo o sumo da lima, acrescentar o gelo e a cachaça, fechar o shaker com o copo de metal e agitar (shake).
Servir (strain) num copo “rocks”, cheio de gelo.
Enfeitar (garnish) com um quarto de lima.

Sem comentários: