segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Encontro com o Vinho 2008

Foi este fim-de-semana que decorreu em Lisboa, no Centro de Congressos (ex-FIL), o Encontro com os Vinhos 2008, organizado pela Revista de Vinhos. Tentando deixar de parte os pontos críticos identificados, tais como a falta de uma presença na internet, são de realçar os seguintes aspectos positivos: a variada escolha de produtores, a quantidade de vinhos de cada produtor e ainda outros produtos além do vinho, como o presunto, o queijo e os doces.
Tantos eram os stands neste Encontro, que englobava ainda o Encontro com os Sabores e o Gosto por Lisboa, que é difícil fazer uma crítica a todos. Existem no entanto alguns vinhos que não posso deixar de destacar, simplesmente por gosto pessoal.
Em primeiro lugar o Quinta das Estrémuas, da Vinicola de Nelas que conheci há pouco tempo e que fiquei fã desde o primeiro gole. Tive a possibilidade de experimentar o Touriga Nacional e o Reserva, assim como o Status Touriga Nacional. Embora o Status seja muito bom, continuo a preferir o Quinta das Estrémuas.
Experimentei um outro vinho, o Padre Pedro, assim como alguns outros da Casa Cadaval, que não conhecia e dos quais passei a gostar. Mais, fiquei a saber que o Padre Pedro foi escolhido pelo New York Times como o melhor vinho abaixo dos 10 dólares. Depois de o provar, só me perguntei se continuaria com o mesmo preço ou se já teria aumentado, porque realmente vale bastante mais do que o preço a que está a ser vendido.
Sou apreciador há alguns anos do Quinta de Cabriz, da Dão Sul, e decidi experimentar o Branco, que não é nada de especial, e o Reserva, que é muito bom. Resta-me saber onde o encontrar... Ainda não me decidi em relação ao Casa de Santar, mas há tempo para voltar a experimentá-lo.
Para terminar, assisti ainda a duas pequenas lições, uma sobre Porto, que ainda conheço muito mal, e outra sobre Grappa, que passei a conhecer bastante melhor. Num dos futuros cocktails talvez possa dar uso a estes conhecimentos, se bem que o que eu gostava mesmo... era de encontrar um Late Harvest com uma relação preço-qualidade convidativa a experiências com cocktails! Fica a dica...

Sem comentários: