sexta-feira, 23 de maio de 2008

Bellini: E começa a fruta!

Um dos primeiros bares de cocktails a que fui, o Cinco Lounge, tem um menu em que todos os cocktails têm uma componente de fruta, sempre fresca e às vezes bastante incomuns, o que explica bastante do porquê ter começado a interessar-me por cocktails. Quando utilizadas em cocktails, seja como sumos, purés ou esmagadas, as frutas devem ser sempre frescas.
O Bellini é composto apenas por dois ingredientes, e visto que um deles é puré de pêssego, é uma bebida cuja qualidade depende quase que exclusivamente da qualidade dos ingredientes. Ainda não estamos na época dos pêssegos, mas como primeira experiência correu muito bem, juntando a frescura do pêssego com a vivacidade do espumante, cria uma bebida leve, óptima para acompanhar eventos realizados antes do almoço. Para quem não é apreciador de pêssegos, sugiro puré de morango, pêra rocha ou framboesas, quando exprimentar, logo digo qual é o melhor.
Como nota final, o espumante português Lancers, Bruto que utilizei fica bastante próximo do indicado Prosecco, ou pelo menos, fica mais próximo do que Champanhe, aconselho como substituição, caso não consigam arranjar o original.

Bellini
2 oz. puré de Pêssego
4 oz. Prosecco fresco (eu usei Lancers, Bruto)

Misturar no copo de mistura o purée e o Prosecco, com gelo,
Mexer suavemente, de baixo para cima, de forma a não perder o gás,
Servir (strain) numa flute de champanhe.

Sem comentários: